A moda dos próximos anos

Foto: Envato

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A moda conta a história sobre o desenvolvimento das sociedades. É um espelho das sociedades, não tão somente como negócio, mas como algo complexo e cultural, pois a moda reflete as atitudes sociais, econômicas e políticas de seu tempo.

Novas formas de consumo.

Hoje, o sucesso não é medido economicamente como era há alguns anos. Isso diz muito sobre as novas formas de consumo. Se antes as organizações contribuíam para a sociedade por meio do lucro e do fornecimento de empregos que produziam renda para o consumo, hoje esse panorama não funciona e não é visto com os mesmos olhos. E não foi apenas o consumidor que mudou: características como idade, gênero e classe social não determinam mais um tipo de público nem comportamento.  

Os consumidores contemporâneos possuem à disposição informação sobre qualquer coisa. Graças à internet, o conhecimento está ao alcance geral. As marcas de moda podem ter acesso às mesmas tecnologias de produção, de criação e de gestão que os concorrentes. O que vai diferenciar, tornar o produto valioso e fidelizar as pessoas é a forma pelas quais elas escolhem utilizar esse conhecimento.

As marcas devem contribuir apoiando as pessoas. 

Entendemos que fazemos parte de um sistema capitalista e que marcas precisam vender para sobreviver. Também sabemos que existem formas menos nocivas e mais humanas de permanecer nesse ciclo global.  

Contribuir para a sociedade, hoje, significa olhar ao redor e tentar ajudar, de alguma forma, na redução dos impactos e como motivação para fazer o bem. Quanto mais responsabilidades as empresas assumem e se propõem a corrigir os erros do passado, mais elas vão faturar.

A relação entre marca e consumidor evoluiu para transparência.  

Se antes o público consumidor não sabia de onde vinham e como eram produzidos os produtos, hoje a transparência ajuda a compreender melhor esse mundo complexo. O consumidor quer saber o que se passa na cadeia produtiva dos produtos, e as marcas cada vez mais têm tido que se adaptar a isso. 

Assim como as pessoas, as marcas também têm seu papel no mundo. Tudo o que ela criar, deve conter o que ela acredita e defende.  

Moda pensada com propósito.

É sabido que a moda é a segunda indústria do mundo que mais polui o meio ambiente – perdendo apenas para a indústria do petróleo. Mas também é a indústria que mais produz empregos, a que mais empodera mulheres, ainda que esteja na transição de vincular imagens de mulheres reais. Possui o poder de criar e disseminar tendências e comportamentos que afetem outras esferas da sociedade. Isso é muito poder.

A moda daqui pra frente, deve ser pensada com propósito, pois ela é uma grande instituição na sociedade. E, como toda instituição, passa por períodos de rupturas. Essas rupturas tendem a fazer as pessoas pensar: Preciso ou simplesmente desejo? Qual o custo real?  

A moda cada vez mais é pensada com propósito, o lucro como consequência, como motivação para fazer o bem e o progresso é consciente.

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