De acordo com a Coloro, autoridade global em futuro da cor, e a WGSN, autoridade global em tendências de consumo e design, 2026 será um ano de redirecionamento, quando velhas ideias serão desafiadas à medida que as pessoas pressionam por mudanças urgentes em como tratamos nossas sociedades, organizamos nossas indústrias e trabalhamos com nossos ambientes. Para a cor, isso será refletido em uma mistura de brilhantes urgentes, naturais terrosos e incomuns, e tons matizados calmantes.
Transformador Teal
Cor do Ano 2026, Transformative Teal alinha-se com a eco-responsabilidade que será cada vez mais exigida pelos consumidores. É uma fusão fluida de azul e verde que reconhece a diversidade da natureza e uma mentalidade de prioridade à Terra, ajudando a construir resiliência diante de mudanças climáticas complexas. Reflete uma nova perspectiva sobre a biologia que pode ser orgânica ou sintética, natural ou pós-natural, dependendo do que é, em última análise, melhor para o planeta.
Este tom azul-esverdeado é refrescante, calmante e restaurador, com um caráter transformador e regenerativo inspirado no redirecionamento de nossos esforços para encontrar soluções coletivas e inovadoras para nosso planeta. Ele evoca o “efeito de visão geral” cunhado pelo filósofo espacial Frank White, que expressa a experiência transformadora de testemunhar nosso planeta natal do espaço.
Fúcsia elétrica
Electric Fuchsia é um neon vívido com qualidade cinética e digital. Este matiz luminoso, situado entre o rosa e o roxo, tem seu coração em atitudes progressivas e provocativas, reunindo-se em temas de Resistência Rebelde.
Em um cenário de raiva e frustração com as disparidades sociais, Electric Fuchsia traz uma vantagem diferenciada, já que a frivolidade se torna uma necessidade na vida cotidiana. Tem um efeito estimulante e inebriante, alimentando uma sensação de escapismo, mas também é enervante e inquietante, atuando na estética pós-humana desencadeada pela criatividade sintética.
Com a IA continuando a desafiar as percepções do que é real, Electric Fuchsia é um neon psicodélico e alucinante que traz um toque multissensorial ao nosso futuro virtual.
Aura Azul
Blue Aura é um pastel colorido com um caráter suave, mas moderno. Este azul acinzentado sereno tem uma qualidade de cura, como seu nome sugere, inspirado por luz e sombra. Ele pode ser colocado em camadas ou deixado inacabado e aplicado à tendência de design com luz. Ele tem uma qualidade cintilante e vaporosa que toca em designs biodegradáveis que desaparecem, bem como resíduos industriais reciclados ou gesso colorido.
Fluido em tonalidade e aplicação, Blue Aura é inclusivo de gênero e trans sazonal. É aconchegante e envolvente, mas também futurista e industrial, e o vemos sendo usado em veludo, bem como em acabamentos que variam de em pó e transparente a anodizado, metálico e laqueado.
Névoa âmbar
Amber Haze é um amarelo com tons de verde com uma qualidade rica e radiante que parece envolvente e energizante. Tem um apelo envelhecido que lembra pedras e cristais, conectando-se com a busca por espiritualidade e orientação, enquanto as pessoas buscam a sabedoria ancestral em tempos de incerteza.
Amber Haze tem uma qualidade um pouco estranha e fascinante que será atraente em um mundo de estilos de vida digitalmente desconectados e baseados em telas, nos encorajando a desacelerar e prestar atenção aos recursos regenerativos.
Este matiz primitivo também se inspira em temas mais terrosos e em vidas úteis de longo prazo, sendo uma cor e um material com um passado longo e uma perspectiva futurística. Ele se alinha com a busca por maneiras mais sustentáveis de criar cores, à medida que designers e marcas exploram pigmentos e processos antigos e terrosos.
Gelatina de menta
Jelly Mint é um tom alegre com uma qualidade jovial. Esse tom nos impulsiona a abraçar todas as coisas ‘kawaii’ (fofas), apelando para consumidores kidult e a cartunização do design de produtos. Seu poder está na capacidade de não apenas desafiar a norma, mas transformá-la. Antes considerada infantil, pouco séria e inconsequente, a fofura revelou-se uma das forças mais influentes na cultura contemporânea.
Jelly Mint é um tom nostálgico e lúdico que alimenta o tema de Glimmers – os micromomentos de alegria que brilham para reformular nosso pensamento, o que pode nos ajudar a nos sentir calmos, construir resiliência e impulsionar a saúde mental. Brinque com o caráter escapista digital e sobrenatural dessa cor, aplicando-a a bio-resinas, acabamentos iridescentes e vidro.