Foto: Envato
O consumidor está mudando rapidamente. Entender e prever o comportamento dele é fundamental para a relevância e o sucesso da sua marca, para que você possa criar os produtos certos e as experiências certas no momento certo. A WGSN, referência em previsão de tendências de consumo, estilo de vida e design de produtos, identificou os quatro principais perfis de consumidores para 2025.
Neo-Niilista
Exaustos dos problemas globais e desconfiados da capacidade de governos e instituições de resolvê-los, os Neo-niilistas são caracterizados pelo ceticismo.
Principais Características:
- Contemplativos;
- Inconformados;
- Pensadores Alternativos;
- Em busca de Propósito.
Do que eles precisam: os Neo-niilistas se interessam por ideias especulativas e gêneros criativos de fora do mainstream, como o capitalismo regenerativo, a cultura do caos, a ficção hopepunk (temas distópicos com um viés otimista) ou mesmo games e substâncias psicodélicas como forma de terapia.
O que impulsiona os neo-niilistas?
- Comunidades online;
- Preocupação com a inflação;
- Desilusão.
Como encontrá-los: provavelmente estarão no ‘modo goblin’ enquanto leem o livro ‘The Sunny Nihilist: A Declaration of the Pleasure of Pointlessness’, lançado em 2021 pela escritora Wendy Syfret.
Como ganhar a confiança dos Neo-niilistas?
Honestidade, autenticidade e humor serão as melhores ferramentas para ganhar a confiança dos Neo-niilistas, que não querem sentir que foram convencidos.
Redutores
Guiados por seus valores, os redutores estão fortemente cientes de seu impacto no mundo e se interessam por empresas e marcas sustentáveis, éticas e que remuneram seus funcionários de forma justa. Seu forte senso de comunidade significa que eles priorizam a gentileza e a integridade. Se eles virem algo errado, farão a coisa certa – vão esperar o mesmo de você.
Principais características:
- Ocupados;
- Impulsionados por um propósito;
- Focados na comunidade;
- Em busca de conexão.
Do que eles precisam: os Redutores priorizam a gentileza e a integridade – eles agem se perceberem algo errado e esperam o mesmo de você.
Como encontrá-los: apoiando negócios éticos.
O que impulsiona os redutores?
- Rejeição ao consumo em excesso;
- Apoio ao comércio local.
Como ganhar a confiança dos redutores?
Os Redutores priorizam a conexão, seja por meio do toque humano na prestação do serviço ou do toque emocional da narrativa. Eles também precisam ter certeza de que os valores da sua marca são os mesmos que os deles.
Protetores do tempo
Os Protetores do tempo querem investir seu precioso tempo em coisas que tornarão suas vidas mais ricas. A qualidade é sempre mais importante do que a quantidade para esse perfil de consumidor, mais interessado em acumular memórias do que bens materiais.
Principais Características:
- Equilibrados;
- Hedonistas;
- Não ligam para a idade;
- Querem enriquecimento pessoal, não material.
Do que eles precisam: esse consumidor precisa de serviços que lhe deem mais tempo livre, além de modelos de locação ou propriedade coletiva livres do conceito tradicional.
Como encontrá-los: eles gostam de cozinhar lentamente, ler textos longos e praticar atividades ao ar livre no dia de folga (de uma semana de quatro dias de trabalho, é claro).
O que impulsiona os protetores do tempo?
- Busca pelo equilíbrio entre vida pessoal e trabalho;
- Amizades intergeracionais;
- Interesse pela inclusão;
- Envelhecendo Melhor;
- Bem-estar.
Como ganhar a confiança dos protetores do tempo?
Os Protetores do tempo querem liberdade e flexibilidade para viverem suas vidas ao máximo, além de coisas que vão agregar valor.
Pioneiros
Os Pioneiros são líderes, movidos pela necessidade de causar impacto. São do tipo que criam uma presença online bem-sucedida e exploram isso para abrir uma loja física – ou vice-versa. Seja qual for a área de expertise, eles gostam de liderar e são movidos pela ideia de causar impacto.
Principais características:
- Empreendedores;
- Intensos;
- Gostam de Assumir Riscos;
- Sempre em Busca de Inspiração;
- Empreendedores.
Do que eles precisam: os Pioneiros precisam de soluções que melhorem o mundo, como um design universal que facilita a vida de pessoas de todas as idades e capacidades ou serviços e produtos personalizados, feitos para durarem mais.
Como encontrá-los: combinando atividades de lazer com um propósito mais sério, como nas redes sociais descentralizadas (DeSo).
O que impulsiona os pioneiros?
- Mercado global de gêmeos digitais;
- Oportunidades no Metaverso;
- Construindo espaços melhores.
Como ganhar a confiança dos pioneiros?
Os Pioneiros serão inspirados por novas ideias, designs inteligentes e qualquer coisa que conecte os mundos físico e virtual de modo homogêneo.
Resumo
Em 2025, teremos enormes mudanças na indústria, na comunidade e no planeta. Viajaremos para novas cidades – físicas e digitais –, mas sem esquecer a força do local. Vamos nos concentrar em uma economia regenerativa e ecossistemas de negócios, ao mesmo tempo em que entendemos que crescimento não é necessariamente uma palavra ruim. A Grande Reestruturação está a caminho.
Fonte: Consumidor do Futuro 2025